VALOR VITALÍCIO (CLV) E O VALOR DA CARTEIRA (CE) COMO MÉTRICAS DA AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE CLIENTES
Data de publicação: 11/05/2017
O objetivo deste trabalho foi identificar quais os fatores indutores que preconizam os vetores de valor econômico à firma e/ou ao acionista apresentando como identidade conciliadora, mediadora e arbitrária as métricas - Valor Vitalício (CLV) e Valor da Carteira (CE) - ao apoio à tomada de decisão gerencial e estratégica por valor tangível econômico. A investigação levantou (153) cento e cinquenta e três artigos publicados em periódicos em bancos de dados específicos que dispunham em bases de engenharia, tecnologia, matemática e ciências sociais como administração. Deste universo, foram encontrados (35) trinta e cinco modelos de contribuições empíricas e analisados sob a abordagem de contemplação dos vetores de valor à firma e/ou aos acionistas. Resultados sugerem que o advento da tecnologia da informação tem proporcionado à produção de conhecimento a tomada de decisão mais estruturada em relação à gestão de clientes por valor tangível ecômico. Foram evidenciadas (17) dezessete modelos de análise de padrão de lucratividade, (9) nove modelos de otimização de alocação de recursos, (5) cinco modelos de aquisição, retenção e efeitos sociais e (4) quatro modelos sobre avaliação de firmas por meio de clientes.