• Resumo

    “MÁQUINAS DE ENSINAR ?”: UM ESTUDO COMPARATIVO DO CONTROLE SIMBÓLICO DO TEMPO COM DOCENTES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO EM DUAS IES DE BELO HORIZONTE – MG

    Data de publicação: 31/07/2008
    O objetivo deste artigo teórico-empírico é apontar elementos que possibilitem evidenciar e comparar o controle simbólico do tempo em Instituições de Ensino Superior (IES) sob a ótica de docentes de cursos de administração em Belo Horizonte (MG), com vistas a compreender as causas e conseqüências desse fenômeno sobre os indivíduos envolvidos. Entende-se que a discussão sobre o tempo como símbolo organizacional é algo que é pouco tratado nos estudos organizacionais, desta forma foi realizada uma revisão teórica como tentativa de elucidar discussões sobre o objeto de estudo. Como procedimentos metodológicos, utilizaram-se o método de estudo de caso comparativo, entrevistas e observações, e a análise de conteúdo. Em sua conclusão, foram apresentadas questões envolvendo poder, identidade, dominação ideológica e controle organizacional.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal