• Abstract

    EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA INTERNET/ INTRANET: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM CENTROS DE TREINAMENTO DE EMPRESAS

    Published date: 28/10/2009
    Apesar da utilização da Internet ser algo recente no processo de ensinoaprendizagem, várias empresas brasileiras já utilizam-na para capacitação de seus colaboradores. Porém, os cursos de EADI (Educação a Distância via Internet/Intranet) utilizados pelas empresas não equivalem aos utilizados pelas Instituições de Ensino Superior, uma vez que o ambiente, as demandas, e os resultados são distintos. Apesar destas diferenças existem poucos estudos acadêmicos sobre a utilização da EADI nas empresas. Diante deste quadro, esta pesquisa objetivou analisar o uso da EADI em empresas privadas brasileiras. Para isso realizou-se um estudo de múltiplos casos em 12 empresas, cujos resultados finais, apenas 6 delas - somente as que possuem centros de treinamentos - serão aqui apresentados. Inicialmente realizou-se um levantamento, via e-mail, para identificar entre as 500 Maiores e Melhores Empresas do Brasil (Exame 2002), quais que utilizavam cursos de EADI. Após esta etapa, partiu-se para os estudos de múltiplos casos. Os resultados parciais da pesquisa mostram que as empresas não possuem uma forma eficiente e eficaz para avaliar os cursos de EADI, assim como não conseguem mensurar de maneira satisfatória o Retorno sobre Investimento (ROI) sobre esses cursos. Entre as vantagens e desvantagens mais citadas na utilização dos cursos de EADI estão: redução total dos custos com capacitação e altos custos iniciais dos cursos.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

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