• Resumen

    EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA INTERNET/ INTRANET: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM CENTROS DE TREINAMENTO DE EMPRESAS

    Published date: 28/10/2009
    Apesar da utilização da Internet ser algo recente no processo de ensinoaprendizagem, várias empresas brasileiras já utilizam-na para capacitação de seus colaboradores. Porém, os cursos de EADI (Educação a Distância via Internet/Intranet) utilizados pelas empresas não equivalem aos utilizados pelas Instituições de Ensino Superior, uma vez que o ambiente, as demandas, e os resultados são distintos. Apesar destas diferenças existem poucos estudos acadêmicos sobre a utilização da EADI nas empresas. Diante deste quadro, esta pesquisa objetivou analisar o uso da EADI em empresas privadas brasileiras. Para isso realizou-se um estudo de múltiplos casos em 12 empresas, cujos resultados finais, apenas 6 delas - somente as que possuem centros de treinamentos - serão aqui apresentados. Inicialmente realizou-se um levantamento, via e-mail, para identificar entre as 500 Maiores e Melhores Empresas do Brasil (Exame 2002), quais que utilizavam cursos de EADI. Após esta etapa, partiu-se para os estudos de múltiplos casos. Os resultados parciais da pesquisa mostram que as empresas não possuem uma forma eficiente e eficaz para avaliar os cursos de EADI, assim como não conseguem mensurar de maneira satisfatória o Retorno sobre Investimento (ROI) sobre esses cursos. Entre as vantagens e desvantagens mais citadas na utilização dos cursos de EADI estão: redução total dos custos com capacitação e altos custos iniciais dos cursos.

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal