• Abstract

    O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM FLORIANÓPOLIS: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA

    Published date: 28/10/2009
    O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou identificar e caracterizar a relação do consumidor de produtos orgânicos de supermercado com o selo ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa e que teve como meios de investigação a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O instrumento de coleta das informações foi um questionário composto por amostras nãoprobabilísticas do tipo intencionais. Demonstrou-se que tanto a qualidade de vida das pessoas, como a preservação do meio ambiente, dependem também de práticas individuais na busca por produtos alternativos que não impactem tanto o planeta. Através da aplicação deste questionário foi constatada a falta de conhecimento dos consumidores em relação ao selo ambiental, bem como que a rotulagem ambiental especifica a norma, tende a trazer ótimos retornos para o produtor, distribuidor e principalmente para os consumidores.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal