INDICADORES DE PERFORMANCE PARA PROJETOS SOCIAIS: A PERSPECTIVA DOS STAKEHOLDERS
Published date: 28/10/2009
O presente trabalho pretende contribuir para a construção de uma metodologia
de avaliação para projetos sociais, considerando a perspectiva dos diversos stakeholders
envolvidos, propondo a segmentação da análise de retorno do investimento social por
categorias (primeiro setor, segundo setor, terceiro setor, comunidade e parceria),
desenvolvendo instrumentos de pesquisa que permitam uma avaliação quantitativa e
qualitativa, através da parametrização de indicadores de performance. O referencial
teórico contemplará, em um primeiro momento, a evolução do conceito de
Responsabilidade Social, a dimensão estratégica e as vantagens sob a perspectiva de
investimento social; em um segundo momento, será apresentada uma retrospectiva das
ações sociais, sua aplicação e o desenvolvimento de alianças intersetoriais; finalmente,
serão discutidas as diferentes abordagens sobre avaliação de projetos, estruturação de
indicadores e instrumentos de gestão social existentes. Além de propor a metodologia
em questão, foram realizados estudos exploratórios iniciais para analisar a opinião de
gestores das organizações parceiras do Programa Mamamiga, selecionado para iniciar os
estudos propostos: Prefeitura de Contagem, TIM, FIEMG, Asprecam (Associação de
Prevenção do Câncer na Mulher) e Pastoral da Criança.