• Abstract

    ORÇAMENTO DE DESPESAS DE MARKETING: UMA PROPOSIÇÃO DE MODELO APLICÁVEL À PEQUENA EMPRESA

    Published date: 28/10/2009
    Este artigo trata de orçamento de despesas de marketing enquanto um componente básico do planejamento de marketing e do processo de gerenciamento e controle das atividades de marketing. Tem por objetivos examinar os aspectos fundamentais do processo de estruturação do orçamento de despesas de marketing, sugerir métodos de planejamento, operacionalização e controle do orçamento, e colocar o orçamento de despesas de marketing em sua perspectiva de importância adequada. A elaboração deste trabalho foi baseada em um levantamento bibliográfico sobre o assunto e na vivência dos autores com pequenas empresas e com a implementação de orçamentos de despesas em diferentes organizações. Os principais assuntos tratados são: caracterização do orçamento de despesas de marketing, tipos de despesas que compõem o orçamento de marketing, abrangência e formato de apresentação do orçamento de despesas, sistemática de contabilização das despesas, definição do montante de gastos e da forma de distribuição de verba, e sistemática de controle e monitoramento do orçamento de despesas.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal