• Resumen

    ORÇAMENTO DE DESPESAS DE MARKETING: UMA PROPOSIÇÃO DE MODELO APLICÁVEL À PEQUENA EMPRESA

    Published date: 28/10/2009
    Este artigo trata de orçamento de despesas de marketing enquanto um componente básico do planejamento de marketing e do processo de gerenciamento e controle das atividades de marketing. Tem por objetivos examinar os aspectos fundamentais do processo de estruturação do orçamento de despesas de marketing, sugerir métodos de planejamento, operacionalização e controle do orçamento, e colocar o orçamento de despesas de marketing em sua perspectiva de importância adequada. A elaboração deste trabalho foi baseada em um levantamento bibliográfico sobre o assunto e na vivência dos autores com pequenas empresas e com a implementação de orçamentos de despesas em diferentes organizações. Os principais assuntos tratados são: caracterização do orçamento de despesas de marketing, tipos de despesas que compõem o orçamento de marketing, abrangência e formato de apresentação do orçamento de despesas, sistemática de contabilização das despesas, definição do montante de gastos e da forma de distribuição de verba, e sistemática de controle e monitoramento do orçamento de despesas.

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal