• Abstract

    AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA PERCEBIDA E DA RECOMPENSA ATRIBUÍDA PELOS CONSUMIDORES A EMPRESAS COM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

    Published date: 14/05/2012
    A preocupação com questões socioambientais faz com que as empresas se envolvam em programas que tenham esse foco. Porém ainda não está clara a postura do consumidor frente a estes esforços e os resultados de alguns estudos (CREYER; ROSS, 1997; BROWN; DACIN, 1997; GARCIA; SILVA; PEREIRA; ROSSI; BAZANINI, 2008) ainda são contraditórios. Assim, o presente artigo tem como propósito averiguar a relação entre a importância atribuída pelo consumidor ao comportamento empresarial socioambiental e a propensão do consumidor a recompensar o comportamento empresarial socioambiental. O estudo foi realizado com 166 estudantes do curso de Administração e utilizou a escala de Garcia et al. (2008). Por meio do método de regressões múltiplas, observou-se que o ajuste do modelo é satisfatório (RMSE - 0,086; χ²/gl - 2,21; GFI - 0,857; CFI - 0,904; NFI - 0,839) e que a relação causal entre importância e recompensa é de 98%. Comparando-se os resultados deste estudo com os do modelo original (GARCIA et al., 2008), observa-se que tanto as confi abilidades dos constructos como o fator de explicação foram superiores no presente estudo. Assim, esse artigo comprova que comportamentos responsáveis ambientalmente são recompensados pelos consumidores.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal