AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA PERCEBIDA E DA RECOMPENSA ATRIBUÍDA PELOS CONSUMIDORES A EMPRESAS COM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Published date: 14/05/2012
A preocupação com questões socioambientais faz com que as empresas se envolvam em programas
que tenham esse foco. Porém ainda não está clara a postura do consumidor frente a estes esforços e os
resultados de alguns estudos (CREYER; ROSS, 1997; BROWN; DACIN, 1997; GARCIA; SILVA; PEREIRA;
ROSSI; BAZANINI, 2008) ainda são contraditórios. Assim, o presente artigo tem como propósito averiguar
a relação entre a importância atribuída pelo consumidor ao comportamento empresarial socioambiental
e a propensão do consumidor a recompensar o comportamento empresarial socioambiental. O estudo foi
realizado com 166 estudantes do curso de Administração e utilizou a escala de Garcia et al. (2008). Por
meio do método de regressões múltiplas, observou-se que o ajuste do modelo é satisfatório (RMSE - 0,086;
χ²/gl - 2,21; GFI - 0,857; CFI - 0,904; NFI - 0,839) e que a relação causal entre importância e recompensa
é de 98%. Comparando-se os resultados deste estudo com os do modelo original (GARCIA et al., 2008),
observa-se que tanto as confi abilidades dos constructos como o fator de explicação foram superiores no
presente estudo. Assim, esse artigo comprova que comportamentos responsáveis ambientalmente são
recompensados pelos consumidores.