• Abstract

    A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE POR MEIO DA PROPAGANDA – PROPOSIÇÕES DE PESQUISA, IMPLICAÇÕES GERENCIAIS E DIREÇÕES FUTURAS

    Published date: 13/07/2010
    A abordagem econômica da informação considera que as diferentes partes em uma transação têm acesso a montantes distintos de informações. Para evitar os problemas decorrentes da assimetria de informações, em especial o problema da seleção adversa, as empresas podem emitir sinais acerca da qualidade dos seus produtos. O objetivo deste ensaio é analisar os estudos sobre sinalização da qualidade por meio da propaganda desenvolvidos ao longo das últimas décadas. Assim, pretende-se compor uma base conceitual com fi ns acadêmicos e gerenciais; no primeiro, identifi cando as características e especifi cidades dos modelos e desenvolvendo proposições de pesquisa que orientem a elaboração de novos estudos; no segundo, oferecendo apoio à tomada de decisão gerencial que envolva investimentos em propaganda.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal