• Resumen

    A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE POR MEIO DA PROPAGANDA – PROPOSIÇÕES DE PESQUISA, IMPLICAÇÕES GERENCIAIS E DIREÇÕES FUTURAS

    Published date: 13/07/2010
    A abordagem econômica da informação considera que as diferentes partes em uma transação têm acesso a montantes distintos de informações. Para evitar os problemas decorrentes da assimetria de informações, em especial o problema da seleção adversa, as empresas podem emitir sinais acerca da qualidade dos seus produtos. O objetivo deste ensaio é analisar os estudos sobre sinalização da qualidade por meio da propaganda desenvolvidos ao longo das últimas décadas. Assim, pretende-se compor uma base conceitual com fi ns acadêmicos e gerenciais; no primeiro, identifi cando as características e especifi cidades dos modelos e desenvolvendo proposições de pesquisa que orientem a elaboração de novos estudos; no segundo, oferecendo apoio à tomada de decisão gerencial que envolva investimentos em propaganda.

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal