• Abstract

    SATISFAÇÃO DOS EGRESSOS EM ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE E DESEMPENHO PROFISSIONAL

    Published date: 21/11/2012
    As pesquisas de satisfação dos estudantes são objeto de interesse de educadores, professores e profissionais de planejamento das universidades. Alguns estudos sugerem, porém, que a satisfação dos egressos também influencia no seu desempenho no mercado de trabalho. Este estudo analisa como se relacionam o estágio profissional atual e a satisfação dos egressos com relação ao curso de graduação que eles fi zeram. Para isso, foi construído um instrumento de coleta de dados baseado nos indicadores de qualidade do MEC e da Capes – órgãos de avaliação dos cursos superiores no Brasil – aliados a estudos científicos sobre o perfil da educação superior no futuro, de Hankin (1991) e Rossman (1992). Mediante uma survey, o instrumento foi aplicado a 153 egressos dos cursos de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Os resultados mostraram que o grupo de ex-alunos mais satisfeitos com o curso também são aqueles que assumiram posições hierárquicas mais altas e com maiores salários depois de formados. Outro achado é com relação à percepção de qualidade dos cursos por meio do instrumento desenvolvido, o que traz elementos para que educadores e gestores educacionais realizem melhorias nos cursos aqui analisados. Condizente com estudos anteriores propõe-se que as instituições de ensino atentem para a melhoria contínua dos seus cursos e instalações para melhorar o desempenho dos seus egressos no mercado de trabalho e, consequentemente, sua competitividade.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal