SATISFAÇÃO DOS EGRESSOS EM ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE E DESEMPENHO PROFISSIONAL
Data de publicação: 21/11/2012
As pesquisas de satisfação dos estudantes são objeto de interesse de educadores, professores e profissionais
de planejamento das universidades. Alguns estudos sugerem, porém, que a satisfação dos egressos também
influencia no seu desempenho no mercado de trabalho. Este estudo analisa como se relacionam o estágio
profissional atual e a satisfação dos egressos com relação ao curso de graduação que eles fi zeram. Para
isso, foi construído um instrumento de coleta de dados baseado nos indicadores de qualidade do MEC e da
Capes – órgãos de avaliação dos cursos superiores no Brasil – aliados a estudos científicos sobre o perfil da
educação superior no futuro, de Hankin (1991) e Rossman (1992). Mediante uma survey, o instrumento
foi aplicado a 153 egressos dos cursos de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de
São Paulo. Os resultados mostraram que o grupo de ex-alunos mais satisfeitos com o curso também são
aqueles que assumiram posições hierárquicas mais altas e com maiores salários depois de formados.
Outro achado é com relação à percepção de qualidade dos cursos por meio do instrumento desenvolvido,
o que traz elementos para que educadores e gestores educacionais realizem melhorias nos cursos aqui
analisados. Condizente com estudos anteriores propõe-se que as instituições de ensino atentem para
a melhoria contínua dos seus cursos e instalações para melhorar o desempenho dos seus egressos no
mercado de trabalho e, consequentemente, sua competitividade.