• Abstract

    IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS MOTIVADORES E DESMOTIVADORES PARA A ASSOCIAÇÃO E PERMANÊNCIA DE EMPRESAS EM REDES DE DESENVOLVIMENTO

    Published date: 21/02/2011
    O artigo tem como objetivo identifi car os elementos que motivam empresas a persistirem nas atividades de uma rede de cooperação, em virtude da importância destas especialmente em economias regionais. A pesquisa foi desenvolvida junto a empresas do Estado do Rio Grande Sul, por meio de entrevistas semiestruturadas e estruturadas com cinquenta empresários associados às redes. A partir das análises, obteve-se um conjunto de elementos que determinam a motivação (relacionados especialmente à possibilidade de aprendizagem e identifi cação com os objetivos da rede) e a desmotivação (relacionados à falta de visão de grupo e ação individual de alguns componentes da rede) em cada etapa do ciclo de vida das redes. O número de respondentes e respectivas redes constitui limitadores deste estudo.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal