• Resumen

    IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS MOTIVADORES E DESMOTIVADORES PARA A ASSOCIAÇÃO E PERMANÊNCIA DE EMPRESAS EM REDES DE DESENVOLVIMENTO

    Published date: 21/02/2011
    O artigo tem como objetivo identifi car os elementos que motivam empresas a persistirem nas atividades de uma rede de cooperação, em virtude da importância destas especialmente em economias regionais. A pesquisa foi desenvolvida junto a empresas do Estado do Rio Grande Sul, por meio de entrevistas semiestruturadas e estruturadas com cinquenta empresários associados às redes. A partir das análises, obteve-se um conjunto de elementos que determinam a motivação (relacionados especialmente à possibilidade de aprendizagem e identifi cação com os objetivos da rede) e a desmotivação (relacionados à falta de visão de grupo e ação individual de alguns componentes da rede) em cada etapa do ciclo de vida das redes. O número de respondentes e respectivas redes constitui limitadores deste estudo.

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal