• Abstract

    AS CONTRIBUIÇÕES DA FENOMENOGRAFIA PARA OS ESTUDOS DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

    Published date: 10/03/2015
    O objetivo deste trabalho é apresentar a fenomenografia como alternativa metodológica de pesquisa para os estudos da competência profissional. Embora Bittencourt, Azevedo e Froehlich (2013) apresentem a fenomenografia como uma possibilidade para os estudos neste campo, a escassez de ensaios teóricos e estudos empíricos utilizando a fenomenografia nos periódicos nacionais mostra que essa abordagem é pouco conhecida dos pesquisadores brasileiros. Em geral, os estudos nesse campo fundamentam-se em uma ontologia realista e uma epistemologia positivista, que, embora tenham contribuído para a popularização da noção de competências em ambientes organizacionais, apresentam limitações. A fenomenografia é apresentada como uma alternativa para suprir algumas lacunas deixadas por esses estudos. Para atingir esse objetivo, segue o seguinte percurso: (1) Apresenta as origens da fenomenografia, seus principais conceitos, obras de referência e implicações para o estudo da competência profissional; (2) Apresenta também um estudo empírico como um exemplo de como conduzir uma pesquisa fenomenográfica. Os resultados desse estudo empírico mostram que a maneira como as pessoas concebem suas atividades profissionais influencia a forma como desenvolvem a competência para realizá-las. Espera-se que, a partir desse texto, pesquisadores e praticantes se apropriem dessa abordagem que oferece novas possibilidades para a descrição e para o desenvolvimento da competência de pessoas em ambientes organizacionais.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal