• Resumo

    AS CONTRIBUIÇÕES DA FENOMENOGRAFIA PARA OS ESTUDOS DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

    Data de publicação: 10/03/2015
    O objetivo deste trabalho é apresentar a fenomenografia como alternativa metodológica de pesquisa para os estudos da competência profissional. Embora Bittencourt, Azevedo e Froehlich (2013) apresentem a fenomenografia como uma possibilidade para os estudos neste campo, a escassez de ensaios teóricos e estudos empíricos utilizando a fenomenografia nos periódicos nacionais mostra que essa abordagem é pouco conhecida dos pesquisadores brasileiros. Em geral, os estudos nesse campo fundamentam-se em uma ontologia realista e uma epistemologia positivista, que, embora tenham contribuído para a popularização da noção de competências em ambientes organizacionais, apresentam limitações. A fenomenografia é apresentada como uma alternativa para suprir algumas lacunas deixadas por esses estudos. Para atingir esse objetivo, segue o seguinte percurso: (1) Apresenta as origens da fenomenografia, seus principais conceitos, obras de referência e implicações para o estudo da competência profissional; (2) Apresenta também um estudo empírico como um exemplo de como conduzir uma pesquisa fenomenográfica. Os resultados desse estudo empírico mostram que a maneira como as pessoas concebem suas atividades profissionais influencia a forma como desenvolvem a competência para realizá-las. Espera-se que, a partir desse texto, pesquisadores e praticantes se apropriem dessa abordagem que oferece novas possibilidades para a descrição e para o desenvolvimento da competência de pessoas em ambientes organizacionais.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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