• Abstract

    EM CENA E NOS BASTIDORES: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE UM GRUPO DE TRABALHADORES DE UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR

    Published date: 10/03/2015
    Esse estudo teve por objetivo compreender os processos de aprendizagem a partir das práticas de produção teatral dos espetáculos teatrais de uma organização não governamental à luz da perspectiva cultural. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando, para a coleta de dados, as técnicas de entrevista (informais, semiestruturadas e em profundidade), de observação participante, grupo focal e de pesquisa documental. Para o tratamento e a interpretação dos dados coletados, utilizou-se a análise interpretativista. Constatou-se que as práticas de produção eram permeadas de momentos de humor, descontração, colaboração, interações e compartilhamento de conhecimento tácito, permitindo visualizar momentos de justaposição de ordem e desordem, preservação e inovação simultaneamente. Identificou-se uma cultura e um know-how próprio, diferenciando a organização pesquisada das demais do setor, constituindo-se em campo propício para se encontrar várias linguagens, ações rotineiras e artefatos materiais compartilhados que permitiram examinar a fecunda tensão entre aprender e organizar. Em relação à aprendizagem dos pesquisados, revelaram-se como principais processos a aprendizagem na prática de seu ofício, embora também tenham apontado outras formas de aprender, tais como: aprender com experts; observando; pela troca; em cursos; sozinho; pelos erros; pela reflexão e resolvendo problemas. Dentre os principais momentos e facilitadores de aprendizagem, destaca-se a justaposição de ordem e desordem pela prática do humor e da improvisação, manutenção versus inovação. Tais achados são relevantes no desenho de um corpo conceitual da perspectiva cultural da aprendizagem organizacional, possibilitando que estudiosos brasileiros visualizem a frutífera contribuição desta perspectiva em pesquisas que visam investigar o fenômeno da aprendizagem nas organizações.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

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