EM CENA E NOS BASTIDORES: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE UM GRUPO DE TRABALHADORES DE UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR
Published date: 10/03/2015
Esse estudo teve por objetivo compreender os processos de aprendizagem a partir das práticas de produção teatral dos espetáculos teatrais de uma organização não governamental à luz da perspectiva cultural. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando, para a coleta de dados, as técnicas de entrevista (informais, semiestruturadas e em profundidade), de observação participante, grupo focal e de pesquisa documental. Para o tratamento e a interpretação dos dados coletados, utilizou-se a análise interpretativista. Constatou-se que as práticas de produção eram permeadas de momentos de humor, descontração, colaboração, interações e compartilhamento de conhecimento tácito, permitindo visualizar momentos de justaposição de ordem e desordem, preservação e inovação simultaneamente. Identificou-se uma cultura e um know-how próprio, diferenciando a organização pesquisada das demais do setor, constituindo-se em campo propício para se encontrar várias linguagens, ações rotineiras e artefatos materiais compartilhados que permitiram examinar a fecunda tensão entre aprender e organizar. Em relação à aprendizagem dos pesquisados, revelaram-se como principais processos a aprendizagem na prática de seu ofício, embora também tenham apontado outras formas de aprender, tais como: aprender com experts; observando; pela troca; em cursos; sozinho; pelos erros; pela reflexão e resolvendo problemas. Dentre os principais momentos e facilitadores de aprendizagem, destaca-se a justaposição de ordem e desordem pela prática do humor e da improvisação, manutenção versus inovação. Tais achados são relevantes no desenho de um corpo conceitual da perspectiva cultural da aprendizagem organizacional, possibilitando que estudiosos brasileiros visualizem a frutífera contribuição desta perspectiva em pesquisas que visam investigar o fenômeno da aprendizagem nas organizações.