• Abstract

    PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM COLETIVA DE PESQUISADORES EM EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA DE CONHECIMENTO INTENSIVO

    Published date: 10/03/2015
    O conhecimento é ativo essencial numa empresa pública brasileira que, atuando em pesquisa agropecuária tropical, disponibiliza para estudantes de pós-graduação stricto sensu interessados em desenvolver seus projetos de pesquisa, infraestrutura e apoio tecnológico. Buscou-se desvendar como ocorre a aprendizagem individual e coletiva durante o desenvolvimento desses projetos. Para tal, realizou-se pesquisa qualitativa interpretativa cujos dados de campo, gerados por pesquisa documental, nove meses de observação e dezessete entrevistas semiestruturadas, foram hermeneuticamente interpretados. Os resultados revelaram cinco processos de aprendizagem coletiva na ação: formal e informal; resolução de problemas com reflexão das vivências; inter-relacionamentos em contexto social; conhecimento compartilhado e participação em comunidades de prática diversas e isoladas. Revelaram ainda práticas de comunidades de práticas isoladas e obstáculos à aprendizagem organizacional gerando desperdício. Estes resultados podem subsidiar a elaboração de políticas de gestão da aprendizagem coletiva da unidade AA dessa empresa. Recomenda-se, entre outros, ampliar o foco no desempenho individual para o coletivo nos grupos de pesquisa e integrar ao conhecimento da empresa o aprendizado e os resultados complementares dos estudantes. Academicamente, este estudo preenche uma lacuna de pesquisa sobre aprendizagem em nível não gerencial e informa práticas de aprendizagem coletiva de uma empresa pública brasileira de conhecimento intensivo.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

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