• Resumen

    PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM COLETIVA DE PESQUISADORES EM EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA DE CONHECIMENTO INTENSIVO

    Published date: 10/03/2015
    O conhecimento é ativo essencial numa empresa pública brasileira que, atuando em pesquisa agropecuária tropical, disponibiliza para estudantes de pós-graduação stricto sensu interessados em desenvolver seus projetos de pesquisa, infraestrutura e apoio tecnológico. Buscou-se desvendar como ocorre a aprendizagem individual e coletiva durante o desenvolvimento desses projetos. Para tal, realizou-se pesquisa qualitativa interpretativa cujos dados de campo, gerados por pesquisa documental, nove meses de observação e dezessete entrevistas semiestruturadas, foram hermeneuticamente interpretados. Os resultados revelaram cinco processos de aprendizagem coletiva na ação: formal e informal; resolução de problemas com reflexão das vivências; inter-relacionamentos em contexto social; conhecimento compartilhado e participação em comunidades de prática diversas e isoladas. Revelaram ainda práticas de comunidades de práticas isoladas e obstáculos à aprendizagem organizacional gerando desperdício. Estes resultados podem subsidiar a elaboração de políticas de gestão da aprendizagem coletiva da unidade AA dessa empresa. Recomenda-se, entre outros, ampliar o foco no desempenho individual para o coletivo nos grupos de pesquisa e integrar ao conhecimento da empresa o aprendizado e os resultados complementares dos estudantes. Academicamente, este estudo preenche uma lacuna de pesquisa sobre aprendizagem em nível não gerencial e informa práticas de aprendizagem coletiva de uma empresa pública brasileira de conhecimento intensivo.

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

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