• Abstract

    INTERNACIONALIZAÇÃO DO VAREJO: O CASO IKEA

    Published date: 10/03/2009
    A internacionalização da economia se iniciou na indústria, estendendo-se aos serviços. O artigo trata da internacionalização do varejo, com o estudo de caso do maior varejista mundial de móveis. O ingresso de varejistas estrangeiros no país e a ida ao exterior de varejistas nacionais demandam estudos sobre internacionalização. A escolha da Ikea foi por ser apontado na literatura que seu sucesso se deu em parte ao seu processo de internacionalização. As principais conclusões foram que seu sucesso se baseou em: a) parcerias diversas; b) design de produto; c) criação de um formato de lojas com oferta de vantagens competitivas; e d) cultura de projetar, produzir, embalar e vender móveis. Com isso, obteve um modelo que se adaptou no exterior. Palavras-chave: Varejo. Internacionalização. Estratégia Empresarial.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal