• Resumen

    INTERNACIONALIZAÇÃO DO VAREJO: O CASO IKEA

    Published date: 10/03/2009
    A internacionalização da economia se iniciou na indústria, estendendo-se aos serviços. O artigo trata da internacionalização do varejo, com o estudo de caso do maior varejista mundial de móveis. O ingresso de varejistas estrangeiros no país e a ida ao exterior de varejistas nacionais demandam estudos sobre internacionalização. A escolha da Ikea foi por ser apontado na literatura que seu sucesso se deu em parte ao seu processo de internacionalização. As principais conclusões foram que seu sucesso se baseou em: a) parcerias diversas; b) design de produto; c) criação de um formato de lojas com oferta de vantagens competitivas; e d) cultura de projetar, produzir, embalar e vender móveis. Com isso, obteve um modelo que se adaptou no exterior. Palavras-chave: Varejo. Internacionalização. Estratégia Empresarial.

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal