O COMPROMETIMENTO DO CONSUMIDOR COM A FONTE PÚBLICA DE INFORMAÇÕES
O artigo propõe a especifi cação de um modelo teórico cujos antecedentes explicam a atitude de
comprometimento do consumidor com a informação fornecida pela empresa pública – no caso o Inmetro –
com vistas a reduzir o risco percebido durante o processo de compra. O modelo submetido para validação
possui a variável latente comprometimento afetada por duas variáveis mediadoras, valor percebido e
confi ança, as quais, por sua vez, são infl uenciadas pelos antecedentes: atributos tangíveis, atributos
intangíveis, reputação e satisfação anterior. Foi realizado um pré-teste para possibilitar a escolha entre
duas confi gurações, denominadas por original e alternativa, ambas com relacionamentos idênticos entre
construtos, mas cujos itens foram reespecifi cados. Após comparar os ganhos de consistência interna, optou-se
por adotar a confi guração alternativa, a qual foi parcialmente validada por meio de um modelo de equações
estruturais. Ao fi nal do trabalho, conclui-se que tanto a confi ança no Inmetro quanto o valor percebido da
informação foram importantes na explicação do comprometimento do consumidor com a busca e a utilização
da informação, fornecida por uma fonte pública, como reforço cognitivo no processo de compra.