Uma comparação entre duas abordagens para construção de mapas perceptuais
Data de publicação: 26/08/2011
A construção de um mapa perceptual tem como objetivo a visualização da posição comparativa de um
determinado produto ante seus concorrentes, em relação a atributos que são considerados importantes
para a compra. O escalonamento multidimensional é a técnica estatística mais usada para construir mapas
perceptuais, existindo duas abordagens para construção: a de composição e a de decomposição. Nesta
pesquisa objetiva-se efetuar uma comparação entre as abordagens citadas, avaliando marcas próprias
de supermercados, por meio de um estudo de campo descritivo em uma amostra não-probabilística de
respondentes. Como resultado, verifi cou-se que a abordagem de composição trouxe resultados muito mais
robustos do que a abordagem de decomposição, com os eixos do mapa nomeados como “preço” e “qualidade
e variedade”. Em conclusão, sugere-se que, para elaboração de mapas perceptuais, sejam utilizadas ambas
as abordagens, possibilitando resultados que permitam comparações dos valores de ajuste obtidos.
PALAVRAS-CHAVE: mapa perceptual, posicionamento, escalonamento multidimensional.