A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA E DA CAPACIDADE DE EXECUTÁ-LA NO DESEMPENHO EMPRESARIAL DO SEGMENTO DE CONFECÇÕES / THE INFLUENCE OF STRATEGY AND THE CAPACITY TO EXECUTE IT ON BUSINESS PERFORMANCE IN THE CLOTHING SECTOR
Published date: 26/11/2015
Este estudo buscou investigar a relação entre estratégia e desempenho por meio da identificação dos tipos de estratégia executados pelas empresas no segmento de confecções, bem como da capacidade de executá-las e da satisfação com o desempenho obtido. Além disso, buscou-se identificar a estratégia vencedora nesse segmento industrial, que vem sendo confrontado – com ampla desvantagem para as empresas brasileiras – com a competitividade das empresas asiáticas, sobretudo chinesas, na competição de baixo custo. Para atingir os objetivos da pesquisa, foi realizado um levantamento com empresários e executivos do ramo. O instrumento de coleta dos dados continha as escalas adaptadas de tipologia estratégica e de expectativa de desempenho usada por Parnell (2011) e da escala de mensuração da eficácia da execução estratégica proposta por Costa et al. (2012). Os dados foram tratados via estatística descritiva, análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais. Os resultados evidenciaram que a capacidade de execução e a estratégia de diferenciação influenciam positivamente a satisfação com o desempenho empresarial. Por outro lado, não houve como confirmar ou negar o impacto da estratégia de liderança em custos e de enfoque no desempenho, dado que essas relações causais não se mostraram significativas.
Palavras-chave: Estratégia. Desempenho. Tipologias Estratégicas.
Abstract
This study investigates the relationship between strategy and performance, through the identification of the types of strategies carried out by companies in the clothing sector, the capacity to execute those strategies, and the satisfaction with the performance. It also sought to identify the winning strategy in this industrial segment, which has faced a lot of competition from Asian companies, particularly Chinese, in a price war that has put Brazilian companies at a great disadvantage. To achieve the research objectives, we conducted a survey with entrepreneurs and executives in the retail industry. The data collection instrument contained the adapted scales of the strategic typology, the performance expectation, used by Parnell (2011), and the scale for measuring the effectiveness of execution of a strategy, as proposed by Costa et al (2012). The data were analyzed using descriptive statistics; exploratory and confirmatory fator analysis, and Structural Equation Modeling. The results showed that the execution capacity and strategy differentiation could have a positive influence on the satisfaction with corporate performance. On the other hand, It was not possible to confirm or deny the impact of the Cost Leadership Strategy and the Performance Focus Strategy, because these the causal relations were not significant.
Keywords: Strategy. Performance. Strategic Typologies.