O DARK SIDE DAS NARRATIVAS NA PUBLICIDADE: A EXPLORAÇÃO DE TRAGÉDIAS E ATROCIDADES EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS
Data de publicação: 25/11/2019
Neste estudo, nosso objetivo é explorar o modo como as organizações gerenciam os significados de tragédias e atrocidades externas a elas em campanhas publicitárias para atingir seus objetivos. A pesquisa é de natureza qualitativa, com suporte no paradigma interpretativista. Para compor o material empírico, selecionamos seis propagandas divulgadas nas mídias, em vídeos ou em cartazes, por organizações de diferentes tipos. Para alcançar nosso objetivo, realizamos a análise estrutural-semiológica do material selecionado para avaliar como textos e imagens são empregados na construção das propagandas. Como resultados, identificamos os significados: “castigo para a obesidade”, “ser feliz na guerra”, “não às armas”, “informação é vida”, “descanso em tempos de terror” e “morte e solidariedade”. Ainda, apontamos que fenômenos trágicos são aproximados do contexto organizacional, e as organizações exibem capacidades e habilidades para interagir com tais atrocidades e tragédias, bem como gerenciar o seu significado sombrio, por meio de narrativas e estratégias discursivas, para alcançar seus objetivos corporativos.