• Resumo

    TIME-DRIVEN ACTIVITY-BASED COSTING (TDABC) EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

    Data de publicação: 11/12/2024

    Dilema: A implementação de sistemas de custos em Instituições de Ensino Superior (IES) é uma tarefa complexa, que requer metodologia simplificada, em que os custos para implantação e atualização do modelo não sejam superiores aos benefícios gerados. Nesse contexto, o método de custeio TDABC surge como alternativa a ser avaliada, razão pela qual este estudo oferece uma síntese das etapas, benefícios e limitações identificadas na sua implementação em Instituições de Ensino Superior (IES).

    Objetivo: Identificar procedimentos, benefícios e limitações observados na adoção do método de custeio TDABC em IES, nos estudos publicados no período de 2012 a 2022.

    Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, com abordagem qualitativa-descritiva, realizada nas bases DOAJ, Scopus, Congresso Brasileiro de Custos e Revista ABCustos, compreendendo o período de 2012 a 2022, nas quais foram identificados 379 documentos, dos quais, após o percurso classificatório, foram selecionados 17 artigos para síntese.

    Resultados: No período investigado, observou-se o crescente interesse no método TDABC, que passou de seis estudos, em 2012 para 36, em 2022. Sua aplicação se deu nos mais diversos segmentos, com predominância de 58,87% na área de saúde. Em relação aos estudos aplicados em IES, observou-se que 47,10% foram realizados em bibliotecas. Os estudos selecionados indicaram que o TDABC, apesar do tempo necessário para o mapeamento dos processos e medição dos tempos de execução, proporciona simplicidade na implementação e auxilia os gestores na compreensão dos comportamentos dos custos, possibilitando a realização de benchmarking entre processos e a otimização do consumo dos recursos disponíveis.

    Limitações/implicações da pesquisa: A utilização de apenas quatro fontes para coleta de artigos, bem como o foco em pesquisas aplicadas em Instituições de Ensino Superior, configurou-se como uma limitação deste estudo. Isso implicou na quantidade de artigos selecionados para síntese, representando somente 4,49% dos documentos inicialmente coletados, restringindo, dessa forma, o potencial alcance da investigação em relação à utilização do método TDABC no segmento educacional de forma ampla.

    Originalidade/valor: O estudo se diferencia por focar na identificação dos procedimentos empregados para a implementação do método TDABC em Instituições de Ensino Superior. Além disso, fornece um panorama dos resultados obtidos a partir da aplicação do método, subsidiando a análise de viabilidade da sua adoção pelos órgãos públicos, especialmente Instituições de Ensino superior brasileiras, em momento oportuno, tendo em vista a edição da NBC TSP 34/2021.

  • Referências

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal