Objetivo: O estudo tem como objetivo propor um modelo de implementação da metodologia de gestão Objectives and Key Results (OKR) em uma microcervejaria.
Contexto: Foi utilizado o método de estudo de caso aplicado a uma microcervejaria localizada em Americana/SP. A pesquisa abrangeu as etapas iniciais da implementação da metodologia OKR, com foco no planejamento estratégico, educação e engajamento dos colaboradores, e definição de OKRs organizacionais e departamentais. As informações foram coletadas por meio de entrevistas estruturadas, análise documental e reuniões com os gestores.
Diagnóstico: A implementação inicial da metodologia OKR possibilitou maior alinhamento entre os objetivos estratégicos da empresa e as metas departamentais. Observou-se aumento no engajamento dos colaboradores, definição clara de metas e indicadores de desempenho e estruturação de um modelo de acompanhamento periódico dos resultados.
Limitações: A implementação da metodologia OKR no objeto de estudo restringiu-se às fases de planejamento e desenvolvimento. Sendo assim, uma análise completa do impacto da metodologia só será possível com o acompanhamento de ciclos futuros.
Implicações práticas: Apresenta uma proposta aplicável de adaptação da metodologia OKR à realidade de pequenas empresas, oferecendo um roteiro de implementação que pode ser replicado por gestores de negócios similares.
Implicações teóricas: O estudo contribui com a literatura sobre a aplicação da metodologia OKR em microempresas, um tema ainda pouco explorado, especialmente no setor de bens de consumo como o de microcervejarias.
Originalidade/Valor: Este estudo preenche uma lacuna na literatura ao explorar a aplicação da metodologia OKR em microempresas, especialmente no setor de bebidas, onde sua adoção ainda é pouco documentada.
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