A COMPARATIVE ANALYSIS OF CONSUMER EXPERIENCE IN BRAZIL AND ARGENTINA
Data de publicação: 23/07/2012
Este estudo teve como objetivo identifi car e comparar os principais itens que fazem parte das experiências
de consumo e que infl uenciam a satisfação dos consumidores no varejo de supermercados do Brasil e da
Argentina. Para atingir este objetivo, realizou-se um levantamento de campo. Para análise de dados, foram
desenvolvidas duas Regressões Múltiplas, uma para cada grupo de indivíduos de mesma nacionalidade.
Analisando os dados coletados, verifi cou-se a importância da organização dos produtos dentro das lojas
e da qualidade percebida, tanto para os consumidores brasileiros quanto para os argentinos. Além disso,
constatou-se que a aparência física da loja é mais valorizada por consumidores brasileiros, assim como
preços, horário de funcionamento e relacionamento com os funcionários do supermercado são mais
importantes na Argentina. Este estudo evidencia que, apesar de serem países próximos geografi camente,
com culturas similares, há diferenças signifi cativas entre o comportamento do consumidor no Brasil e
na Argentina, o que deve ser considerado por redes varejistas que atuam ou planejam atuar nestes dois
países sul-americanos. A principal implicação gerencial deste estudo é que redes supermercadistas que
atuam em diferentes países sul-americanos devem ajustar seu mix de marketing de varejo de modo a
atender diferentes consumidores, levando em consideração especifi cidades relacionadas a diferentes
contextos socioeconômicos e culturais.