• Resumo

    O Interesse pela Observação de Aves como Alternativa para o Turismo em Bases Sustentáveis no Litoral Centro-Norte de Santa Catarina

    Data de publicação:
    O atual crescimento do interesse humano pela natureza e seus elementos animados e inanimados, entre outros fatores, está na ordem direta do crescente processo de degradação e desaparecimento dos recursos naturais do planeta, entre eles, a fauna e os inúmeros grupos de animais selvagens que juntamente com as numerosas formas de vida do reino vegetal compõem a biodiversidade global. Tal patrimônio, vital para a continuidade da existência humana na Terra, vem assumindo uma importância crescente em relação a uma das mais pujantes atividades humanas da atualidade que é o turismo, tendo em vista o aumento do interesse daqueles que viajam para tomar contato com as manifestações da natureza nas destinações turísticas onde desfrutam o seu lazer. É dentro deste contexto que o presente estudo buscou caracterizar a observação de aves e a sua potencialidade enquanto atividade recreativa e turística no litoral Centro-Norte de Santa Catarina, uma das principais regiões turísticas do estado onde ocorre tradicionalmente o turismo de veraneio. Para tanto, investigou-se o interesse dos turistas, freqüentadores das principais praias deste trecho do litoral, pela observação de aves associadas ao ambiente costeiro, além de outros aspectos condicionantes para a viabilização deste tipo de atividade. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que merece a atenção, em especial por parte do poder público e do trade turístico, o planejamento e a implantação de atividades turísticas de caráter educativo e recreativo que tenham na observação da natureza o seu principal foco e que sejam orientadas por princípios de sustentabilidade. Palavras-Chave: Litoral Centro-Norte de Santa Catarina; Observação de Aves; Turismo Sustentável.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal