CÓDIGO DE CONDUTA EDITORIAL

A Revista Turismo: Visão e Ação - TVA observa as melhores práticas em ética de publicação e pesquisa em conformidade com as diretrizes estabelecidas internacionalmente, incluindo o Código de Conduta e Diretrizes de Boas Práticas para Editores de Periódicos, publicado pelo Comitê de Ética de Publicação (COPE).

As políticas e diretrizes utilizadas pela TVA já estão contempladas no site do periódico e a seguir destacamos as responsabilidades dos editores, revisores, autores e equipe editorial no exercício de suas funções, em complemento itens apresentados em Submissões.

Responsabilidades dos Editores

Os Editores têm a responsabilidade de atuar de forma integra, imparcial, com confidencialidade e transparência no processo de certificação científica dos artigos submetidos, sem qualquer forma de discriminação.

Todas as submissões são processadas seguindo o procedimento padrão adotado pela revista, de modo que os artigos são considerados e aceitos unicamente em razão de seu mérito acadêmico/científico e sem influência pessoal, comercial ou política.

Os editores adotam e seguem procedimentos justos e coerentes em caso de situações de natureza ética ou de conflito, considerando os requisitos legais que estejam em vigor, além de oportunizar aos autores direito de resposta às decisões de avaliações às quais forem submetidos.

Responsabilidades dos Membros da Equipe Editorial

Os membros da equipe editorial, Editores de Seção, Revisores e Diagramadores, no exercício de suas funções devem assegurar conduta ética em todos os processos que envolvem submissão, revisão por pares e publicação do periódico.

Garantir integridade, imparcialidade, confidencialidade e transparência no processo de certificação científica dos artigos submetidos à publicação.

Assegurar alto padrão de conduta ética, integridade, imparcialidade, transparência e agilidade na comunicação com os diversos atores envolvidos nos processos de submissão, avaliação, preparação e publicação de trabalhos.

E alertar o editor chefe sobre possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade de sua atuação junto à equipe editorial.

Responsabilidades dos Revisores

Os pareceristas cadastrados como avaliadores da TVA têm a responsabilidade de contribuir para o processo de tomada de decisão da publicação do artigo científico, auxiliando de forma relevante na melhoria da qualidade do artigo publicado, revisando o manuscrito objetivamente, no prazo de avaliação aceito no processo editorial.

Devem manter a confidencialidade de qualquer informação fornecida pelo editor ou pelo (s) autor (es), sendo vedada a estes a retenção ou cópia do manuscrito.

Devem, também, primar pelo respeito e a cordialidade durante o processo de revisão com o (s) autor (es). As revisões devem ser realizadas de forma objetiva, evitando vieses e críticas pessoais, as opiniões e sugestões devem ser claros e com argumentos de apoio à melhoria do trabalho. Sugestões de citações próprias do revisor (ou associados) devem ser somente em situações de colaboração genuína;

E, por fim, alertar o editor caso identificarem conteúdo (s) publicado (s) ou enviado (s) com suspeitas de violação de direitos autorais, plágio e autoplágio, ou seja, substancialmente similar àquele em revisão, bem como possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade do processo de avaliação.

Responsabilidades dos Autores

Os autores que submeterem seus manuscritos para a TVA têm responsabilidade acerca das políticas e diretrizes de submissão da revista, quanto ao tipo do artigo científico, ao ineditismo e demais requisitos éticos e metodológicos constantes em “Condições de Submissão” e “Diretrizes para Autores”.

Assim, o artigo submetido deve ser inédito, não podendo estar submetido a outro processo de avaliação, tampouco ter sido publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro, bem como em anais de eventos e páginas web.

Os autores, no momento da submissão, aderem à cláusula de ineditismo, tornando-se cientes de que, mesmo após a aprovação e publicação do artigo no site da revista, identificando-se irregularidades com relação a questão ética de publicação, este será imediatamente retirado e, em substituição, será incluída informação de que “o artigo foi retirado por questão de ética na publicação”.

Os autores devem atentar para garantir a integridade dos dados apresentados no artigo e certificar-se das apropriadas citações e identificação das fontes no uso de materiais de terceiros.

Devem, ainda, assegurar-se que seu artigo não contém quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros. Os autores devem declarar quaisquer potenciais conflitos de interesse gerados por seu artigo.

Na submissão, o autor principal deve assegurar que os autores que assinam o trabalho submetido à publicação tenham contribuído de modo efetivo em sua criação e elaboração, devendo estarem registrados no site da revista.

Os autores têm como obrigação, também, sinalizar imediatamente ao editor caso identifiquem falhas no artigo e contribuir com a imediata correção, seja antes da publicação e/ou com publicação de erratas, quando o erro for identificado após publicação do artigo.

Uso da Inteligência Artificial (IA) e tecnologias assistidas por IA na redação científica

Essa política se refere apenas ao processo de redação dos manuscritos, e não de uso de ferramenta (s) de Inteligência Artificial para análise e extração de dados que compõem o processo de pesquisa. Em relação a redação, essa tecnologia deve ser usada somente para melhoria da linguagem textual.

O uso desse recurso deve ser monitorado pelos autores, que devem supervisionar os resultados cuidadosamente. Os autores são responsáveis pelo conteúdo final. Uma declaração sobre o uso da IA deverá aparecer no final do manuscrito, garantindo a transparência e confiança entre autores, leitores e corpo editorial.

Entende-se que os autores e coautores são aqueles capazes de manter a integridade de todas as partes do manuscrito, com capacidade de decisão sobre aprovação da versão final, e de concordar com sua submissão. Os autores e coautores também são responsáveis por seguirem a “política de ética da publicação”. Assim, os autores não devem listar IA e tecnologias assistidas por IA como autor ou coautor. A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e executadas por seres humanos.

Deveres da Equipe Editorial em relação ao comportamento antiético

Qualquer manifestação antiética identificada nos trabalhos científicos publicados na TVA pode ser trazida à atenção do editor a qualquer momento, por qualquer pessoa, desde que forneça informações e evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada.

Evidências devem ser coletadas, evitando, ao mesmo tempo, espalhar quaisquer alegações além daquelas que precisam ser informadas.

Em qualquer caso, o autor deve ter a oportunidade de responder a quaisquer alegações.

Nossos artigos são avaliados por pares para garantir a qualidade da publicação científica. Primeiramente, passam por triagem previa à distribuição para os avaliadores, quando, paralelo aos critérios pré-avaliativos, utiliza-se um software identificador de plágio e outro para identificar o uso de IA.

A Equipe Editorial deve informar ou notificar o autor ou revisor onde parece haver um mal-entendido ou má aplicação de padrões aceitáveis.

Os casos que infringirem esses padrões éticos implicarão na necessidade de retratação ou retirada formal de publicação da revista. Ainda, caso ao fim de procedimento de investigação seja constatado comportamento antiético, não mais serão aceitas contribuições do referido autor.

Naturalmente, a RTVA se submete às legislações vigentes pertinentes a sua atividade, e os casos não previstos nessa declaração serão tratados pela Equipe Editorial, dada a devida transparência sobre suas respectivas decisões.