Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação

Visando garantir uma política editorial comprometida com critérios éticos de publicação, que incentivam a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, recomendamos que os autores sigam os seguintes passos antes de submeterem textos para a revista:

  • Visitar o website do COPE, que contém informações sobre a ética em pesquisa para autores e editores.
  • Referenciar de maneira explícita os dados adquiridos, analisados ou interpretados de outras publicações.
  • Citar qualquer conteúdo intelectual de outros autores.
  • Indicar como autor apenas aqueles que participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo.
  • Não omitir da lista de autores nenhum pesquisador envolvido por completo na pesquisa e na redação do artigo.
  • Incluir todos os autores nos critérios de autoria do artigo.

 

Após a submissão, os Editores podem realizar os seguintes procedimentos quando acharem pertinente:

  • Solicitar explicações formais acerca da participação dos autores que subscrevem o texto.
  • Solicitar explicações formais acerca de eventuais dúvidas, problemas e/ou pontos obscuros surgidos da avaliação de similaridade do manuscrito.

 

Com os resultados e as eventuais explicações recebidas, caberá aos Editores, e, se pertinente, o Conselho Editorial, decidir sobre os procedimentos em relação ao manuscrito.

Após a submissão e antes do processo de avaliação pelos pares, todos os artigos são submetidos ao sistema de verificação de similaridade CopySpider.

Caso necessário a publicação de erratas e retratação, a TVA seguirá as orientações do:

Guia para o registro e publicação de Errata: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_errata.pdf

Guia para o registro e publicação de retratação: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_retratacao.pdf

 

POLÍTICA SOBRE CONFLITO DE INTERESSES

Devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito.

Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento ou colaboradores de pesquisa.

Considerando a possibilidade de conflitos de interesse, o periódico não publica artigos de autoria dos próprios editores da revista e editores de seção.

Se os editores de seção tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.

Os autores devem declarar ao editor (disponível na página de submissão), de forma explícita e individualmente, qualquer potencial conflito de interesse financeiro, direto e/ou indireto, não financeiro, etc., bem como qualquer conflito de interesse com revisores ad hoc, quando for o caso, no momento da submissão do artigo e/ou durante o processo de avaliação. No ato da submissão o autor responsável deverá preencher e assinar a Declaração sobre Conflito de Interesses.

Pareceristas devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Relações de trabalho com o autor devem ser consideradas (ex.: participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação com o autor; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito).

Ao aceitar o manuscrito para avaliação, revisor deve pronunciar-se quanto ao conflito de interesse diretamente na página do periódico. No caso de identificação de conflito de interesse da parte dos revisores, o Editor e/ou Editores Ade seção encaminharão o manuscrito à outro revisor ad hoc.

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

Após a submissão na plataforma, todos os artigos passam pela triagem que inclui a checagem dos itens requeridos na seção de “Submissões”. Em seguida, será verificado se o artigo está dentro do escopo da revista e, caso esteja, o manuscrito segue para a próxima etapa do processo editorial.

Essa etapa consiste em submeter todos os artigos ao sistema de verificação de similariedade CopySpider. A partir do relatório gerado pelo programa, é analisado o conteúdo textual do manuscrito, com a intenção de identificar se há, ou não, algum indício de plágio no texto.

Após esse processo e, se constatado índice de similaridade acima do recomendado, o artigo não será incluído no processo avaliação pelos pares e os autores serão notificados.

 

Uso da Inteligência Artificial (IA) e tecnologias assistidas por IA na redação científica

Essa política se refere apenas ao processo de redação dos manuscritos, e não de uso de ferramenta (s) de Inteligência Artificial para análise e extração de dados que compõem o processo de pesquisa. Em relação a redação, essa tecnologia deve ser usada somente para melhoria da linguagem textual.

O uso desse recurso deve ser monitorado pelos autores, que devem supervisionar os resultados cuidadosamente. Os autores são responsáveis pelo conteúdo final. Uma declaração sobre o uso da IA deverá aparecer no final do manuscrito, garantindo a transparência e confiança entre autores, leitores e corpo editorial.

Entende-se que os autores e coautores são aqueles capazes de manter a integridade de todas as partes do manuscrito, com capacidade de decisão sobre aprovação da versão final, e de concordar com sua submissão. Os autores e coautores também são responsáveis por seguirem a “política de ética da publicação”. Assim, os autores não devem listar IA e tecnologias assistidas por IA como autor ou coautor. A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e executadas por seres humanos.

 

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial da TVA, além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a TVA observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

Comitê de Ética

Quando o artigo de pesquisa envolver procedimentos com seres humanos, ou dados sensíveis com a LGPD, os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

Direitos Autorais

Autores de artigos publicados pela TVA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado”.

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

Este Periódico está publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença Creative Commons Atribuição Não comercial Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)

Responsabilidade do site: A TVA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os originais não serão devolvidos aos autores.

Responsabilidade do autor: Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na TVA, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação no periódico, por meio da licença CC BY-NC-SA 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (https://univali.br/Paginas/default.aspx)

Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria – Mestrado e Doutorado (https://www.univali.br/pos/mestrado/mestrado-academico-em-turismo-e-hotelaria/Paginas/default.aspx)