Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Este é um artigo de caráter acadêmico/científico.
  • O tema do trabalho é diretamente relacionado ao turismo e suas áreas afins.
  • O trabalho não foi publicado na íntegra em qualquer outro meio (exceto publicação como trabalho acadêmico - ex.: dissertação ou tese).
  • O trabalho não está em processo de avaliação para publicação em qualquer outro periódico ou veículo.
  • A descrição de qualquer potencial conflito de interesse dos autores pertinente à publicação deste artigo será feita no campo "Comentários para o editor"
  • A estrutura e a formatação do trabalho seguem as Diretrizes para Autores da TVA.
  • A lista de autores inclui apenas os nomes daqueles que contribuíram significativamente na pesquisa em uma ou mais de uma das seguintes etapas: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados e/ou resultados.
  • Se o artigo tiver mais de 4 autores, uma justificativa do número de autores deve ser incluída no campo "Comentários para o editor" para avaliação e aceite.
  • Todos os autores estão cadastrados como autores no sistema editorial eletrônico da TVA e se compromentem a atuar como avaliadores de artigos submetidos à TVA quando forem convidados.
  • As informações dos autores registradas no sistema estão corretas e atualizadas.
  • Os autores se comprometem a fazer correções e adequações caso seja solicitado em qualquer etapa do processo de submissão.

Diretrizes para Autores

O artigo científico submetido deve ser inédito, ou seja, que não tenha sido publicado em nenhum outro periódico nacional ou internacional, bem como em anais de eventos e/ou capítulo de livro de qualquer natureza. O artigo submetido não deve estar sob processo de avaliação para publicação em outro periódico, seja ele nacional ou internacional. Tal condição deverá ser mantida durante todo o processo de envio, aguardo e resposta final por parte da TVA. No que se refere ao quantitativo de autores, a TVA restringe o número máximo de 4 autores por artigo. A submissão de artigos para o periódico deverá ser de autoria de pesquisadores da área do Turismo. Pelo menos um dos autores deve ter titulação de mestre ou doutor. Os trabalhos com financiamentos de órgãos públicos municipais, estaduais ou federal devem ser indicados na introdução do artigo. Deve ser respeitado o limite de um artigo publicado na revista a cada dois anos.

Pré-requisito para publicações: Serão aceitos apenas trabalhos em formato de artigo científico, respeitando as normas descritas a seguir:

1. Diretrizes básicas:

1.1 A redação do artigo, quando em nosso Idioma, deve estar conforme as regras do último Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

1.2 A bibliografia do artigo deve ser consistente e mostrar também o posicionamento de doutrinadores estrangeiros sobre o tema.

1.3 O arquivo submetido deve estar em FORMATO WORD (.doc ou .docx), sem qualquer identificação de autoria. Os artigos devem ser enviados como  Versão de Revisão sem nomes ou informações de seus autores. Essas informações também devem ser removidas das Propriedades do Documento (No Word, clique no  Menu Arquivo - Informações -  Inspecionar Documento -  Remover Propriedades ).

1.4 Antes de submeter o artigo TODOS os autores deverão estar cadastrados no site da TVA, como leitores e autores.

1.5 A identificação dos autores e instituição, NÃO DEVERÁ SER INSERIDA NO CORPO DO MANUSCRITO para garantir o sigilo no processo de avaliação. Em hipótese alguma será aceita a inclusão de autor após a submissão.

 

2. Natureza e elementos estruturadores básicos dos Artigos:

2.1 Os artigos deverão ser inéditos, escritos em português, inglês ou espanhol, e atender ao seguinte conteúdo e ordem: Título; Resumo (em português, inglês ou espanhol, para aqueles artigos escritos nessa língua); Palavras-chave; Abstract; Key-words; Introdução; Revisão bibliográfica/Fundamentação teórica/ Estado da Arte; Metodologia; Resultados/Discussões; Considerações finais; e, Referências das fontes citadas (não numerada).

2.2 Estes tópicos devem estar claramente destacados/especificados ao longo do texto. Os subtítulos, quando existirem, devem ser concisos e claramente indicados.

2.3 Resumo e Abstract devem contar com no máximo 200 palavras, ressaltando objetivos, metodologia e síntese dos resultados e das considerações finais.

2.4 Indicação de no mínimo três palavras-chave, que devem refletir as ideias elementares do texto, além de empregar descritores usuais na área do turismo e afins.

2.5 Notas explicativas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas ao final de cada página, e incluídas no texto. Atenção: Notas de rodapé não são permitidas.

2.6 As citações presentes no corpo do trabalho e as referências correspondentes no final do mesmo devem estar de acordo com as normas da American Psychological Association (APA) vigente.

2.7 Ilustrações e tabelas devem apresentar título, fonte e devem ser colocados no corpo do texto atendendo as normas APA, vigente.

2.8 Se forem utilizadas fotos, as pessoas não podem ser identificadas, salvo com a sua permissão formal.

2.9 Na versão final do artigo para publicação deverá conter a informação de contribuição individual de cada autor na construção do mesmo.

Muito importante: Verifique se suas referências estão completas e de acordo com o estilo APA. Por exemplo, se os artigos da lista de REFERÊNCIAS incluem o(s) nome(s) do(s) autor(es), data, título, nome do periódico, volume, fascículo e páginas. As referências ou citações feitas ao longo do texto devem ser incluídas nas REFERÊNCIAS no final do trabalho. Esta lista de REFERÊNCIAS pode incluir apenas autores e trabalhos citados ou referidos no texto. Modelos de outros autores podem ser incluídos no texto SOMENTE quando novos conteúdos forem adicionados, enriquecendo o modelo original.

 

3. Responsabilidade: Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. O conteúdo dos artigos assinados não reflete a opinião da TVA.

 

4. Configurações elementares de estrutura de artigos:

4.1 Fonte: Arial/Calibri, 14 (título do artigo), 12 (texto), 10 (citações recuadas e notas);

4.2 Espaço entre linhas: 1,5; 4.3 Margens: 3 cm (superior e esquerda); 2 cm (inferior e direita);

4.4 Folha: A4;

4.5 Editor de texto: Word Windows 6.0 ou posterior;

4.6 Parágrafo: espaçamento posterior e anterior: 0 ponto;

4.7 Alinhamento: justificado.

 

5. Dimensão dos artigos: Os artigos devem ter no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas.

O modelo de template encontra-se disponível no Link.

6.Da autoria dos artigos: A versão final de manuscritos aprovados deve conter uma nota ao final do texto identificando a contribuição de cada autor no desenvolvimento da pesquisa. As contribuições devem estar de acordo com o CRediTCasrai.

7. Conflito de Interesse para autores: Os autores devem declarar ao editor (disponível na página de submissão), de forma explícita e individualmente, qualquer potencial conflito de interesse financeiro, direto e/ou indireto, não financeiro, etc., bem como qualquer conflito de interesse com revisores ad hoc, quando for o caso, no momento da submissão do artigo e/ou durante o processo de avaliação.

8. Notificação do resultado da submissão: Os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação de seus artigos através de e-mail, podendo ocorrer em 4 situações: aceito para publicação; aceito com correções, correções obrigatórias e nova submissão, ou rejeição. Nos casos de aceito com correções os autores receberão as orientações dos avaliadores para as devidas correções, que devem ser atendidas no prazo estabelecido pela revista. O não atendimento dos prazos o artigo será retirado do processo e deverá ser feito uma nova submissão pelos autores.

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de Avaliação pelos Pares

A TVA conta com um corpo editorial permanente e avaliadores ad hoc. Tanto os membros do corpo editorial quanto os avaliadores ad hoc são pesquisadores, doutores, reconhecidos pela comunidade acadêmica. O processo de avaliação das submissões consiste das etapas:

 

1) Avaliação Desk Review realizada pelo Editor Geral e Assistentes de Editoração
Esse processo visa identificar se o artigo atende aos requisitos de foco e escopo da revista e se os resultados atingem o nível de significância relevante para a pesquisa em turismo e hotelaria. Em seguida, o artigo será verificado num detector de plágio, para confirmação do ineditismo, sendo que, para ser aceito, o artigo não pode ter mais do que 3% de coincidências.
Esse processo ocorre em no máximo 20 dias, sendo que o(s) autor(es) serão informados, por e-mail, se o artigo: a) irá para a etapa seguinte de avaliação; b) ajustes devem ser realizados e uma nova submissão deverá ser feita; c) não há interesse de publicação para a revista.

 

2) Etapa de avaliação Double-blind Review.
Nesta etapa, o artigo será encaminhado para, no mínimo, dois avaliadores do quadro da TVA, sem a identificação de autoria (Double-blind review process), que avaliarão o material conforme formulário específico disponível no sistema. O retorno da avaliação é via sistema, sendo solicitado um prazo médio de 30 dias. Em caso de pareceres contraditórios, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador.
No caso de análise pelo terceiro avaliador, caberá aos Editores a definição final sobre a publicação.
Os autores poderão acompanhar o processo de avaliação na área de submissão, na página da revista.

 

3) Decisão editorial
Após o recebimento das avaliações pelos editores, uma decisão será tomada: a) Aceitar. b) Correções obrigatórias; c) Submeter para uma nova rodada; ou d) Rejeitar.
(a) Se a decisão for Aceitar, os autores serão comunicados e encaminhadas as orientações para ajustes, melhorias de conteúdo e/ou forma, revisão gramatical e ortográficas, se necessárias.
(b) Se for Correções obrigatórias e nova rodada, será encaminhado para os autores um e-mail com as orientações dos avaliadores para as devidas correções e ajustes, que deverão ser atendidas no prazo estabelecido. As correções devem estar destacadas no texto e este ser postado no sistema como Documento Suplementar, na primeira submissão.
No caso de uma nova rodada, o artigo será encaminhado para nova avaliação por dois avaliadores, podendo ser os mesmos que realizaram a primeira avaliação.
Se após as verificações for constatada a realização das recomendações pelos avaliadores, o artigo será Aceito, procedendo-se conforme o item (a).
(c) Se for Rejeitar, os autores serão informados, via e-mail, com uma síntese das avaliações, destacando os pontos críticos que levaram à decisão. Neste caso, se for de interesse dos autores, eles poderão, após as adequações recomendadas, realizarem uma nova submissão.

 

4) Aprovação para publicação
Somente após avaliação das melhorias de conteúdo, solicitadas pela TVA, o artigo será aprovado para publicação.
Neste caso, será encaminhada a Ficha de Autor, para ser preenchida com os dados pessoais e profissionais do(s) autor(es), sendo: nome completo, titulação, instituição, faculdade e departamento, cidade, estado, país, e-mail, ORCID e mini-currículo. Bem como a indicação da participação individual na construção do artigo.
Uma versão final traduzida em Inglês ou Espanhol será solicitada (versão final com ofício comprovando credenciais do tradutor), sob encargo do(s) autor(es). Esta versão é opcional, caso o autor desejar a publicação na outra língua.

 

Periodicidade

 

Quadrimestral. Os números serão publicados, no primeiro mês do período (janeiro/abril - maio/agosto – setembro/dezembro) de cada ano.

 

Política de Acesso Livre

A TVA oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que, disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.