• Resumo

    Segurança alimentar: aspectos técnicos e sócio-culturais sobre riscos potenciais na rede hoteleira de Florianópolis - SC

    Data de publicação:
    O presente trabalho aborda a questão dos riscos relacionados com a segurança alimentar nos setores de Alimentos e Bebidas (A&B), de alguns hotéis de Florianópolis – SC. O objetivo geral foi o de investigar os riscos relacionados com a segurança alimentar dos turistas, a partir da avaliação das concepções técnicas e sócio-culturais de gestores e funcionários que atuam nos setores de Alimentos e Bebidas de hotéis categoria executiva do centro da cidade de Florianópolis, e análise das dificuldades existentes para adotar os critérios legais indicados para o setor ligado à produção de refeições. Os procedimentos metodológicos adotados foram: uso do método qualitativo com finalidade exploratória, documental e etnográfica. Na coleta dos dados utilizamos: roteiro de entrevista com questões semi-estruturadas, observação e estudo documental. Os dados foram analisados através das técnicas de análise descritiva argumentativa com o apoio de referenciais teóricos relacionados a temática do estudo, como também através da análise de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Como resultados da pesquisa constatamos a existência de muitas dificuldades para aplicação dos métodos indicados de controle de qualidade higiênico – sanitária na produção de refeições. Foi possível perceber a inexistência de uma política de qualidade voltada para garantia da segurança alimentar; a falta de treinamentos formais na maioria dos hotéis envolvidos, bem como problemas de estrutura física inadequada. Dentre os informantes, existe uma tendência a minimizar a responsabilidade de seu papel como manipulador de alimento com relação à segurança alimentar. São muitos os riscos encontrados que comprometem o serviço, refletindo na ausência de um controle maior sobre todo o processo que envolve a produção de refeições seguras. Palavras-chave: Hotelaria; Turismo; Segurança Alimentar; Setor de Alimentos e Bebidas.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal