• Resumo

    O PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL RECONHECIDO PELA UNESCO EM BARCELONA UTILIZADO PELO TURISMO

    Data de publicação: 06/07/2017
    Turismo é uma atividade econômica, relacionada ao capitalismo, caracterizada pela mercantilização de produtos e serviços. Assim, o patrimônio histórico e cultural passa a ser considerado um produto, atrativo de demandas, resultante de diferentes estratégias criadas pela atividade turística. Percebe-se que há uma estreita correlação entre o desenvolvimento do turismo de alguns dos países que mais recebem turistas e os seus patrimônios, a exemplo do que ocorre na Espanha, um dos mais visitados. Dentre as cidades mais visitadas, consagra-se Barcelona – CAT/ES, possuidora de nove patrimônios históricos e culturais reconhecidos pela UNESCO, dentre eles, sete representantes do legado do arquiteto Gaudí. Este trabalho tem como objetivo analisar resultados preliminares acerca da importância desse patrimônio histórico e cultural reconhecido pela UNESCO, em vista de sua utilização como atrativo turístico. A metodologia da pesquisa se pautou no estudo de caso, devido aos procedimentos de coleta de dados e informações, provenientes de fontes secundárias e primárias, quantitativas e qualitativas. Dentre os resultados obtidos, aponta-se a necessidade de avanços nos processos de controle da demanda, principalmente nos legados de Gaudí, contratação de profissionais ligados ao turismo, ou à história, utilizando o referido patrimônio com ética, valorizando seus significados.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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