• Resumo

    ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DA REDE DE COOPERAÇÃO EM AGLOMERADOS DE TURISMO RURAL

    Data de publicação: 01/02/2010
    As redes de cooperação representam uma alternativa efetiva para os atores sociais inseridos nos aglomerados de turismo rural, promovendo ganhos e vantagens coletivas. Torna-se importante verificar como se estruturam as ações especializadas e complementares entre as instituições responsáveis pela organização e coordenação da rede de cooperação nos aglomerados de turismo rural. Por esta razão, o objetivo do presente artigo é descrever a forma de organização e coordenação da rede de cooperação entre os atores sociais do turismo no Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo-PR, fundamentando-se no aparato teórico e metodológico de Michael Porter (1999) sobre aglomerados, e de Balestrin e Verschoore (2008) sobre gestão de redes de cooperação. A abordagem metodológica adotada para a pesquisa foi a de natureza qualitativa (exploratório-descritiva), contemplando o estudo de caso como método de procedimento. Para coleta dos dados aplicou-se a entrevista semi-estruturada a 10 atores sociais do Circuito Italiano de Turismo Rural. Os resultados, de uma forma geral, indicam que a organização e coordenação da rede de cooperação entre os atores sociais do Circuito Italiano de Turismo Rural se estruturam no trabalho sinérgico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo e Associação dos Empreendedores do Circuito Italiano de Turismo Rural.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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