• Resumo

    REFLEXÕES SOBRE A HOSPITALIDADE NO CONTEXTO TURÍSTICO

    Data de publicação:
    Reflete sobre as implicações na formação da hospitalidade social para os destinos turísticos. Ressalta a importância do componente qualidade na formação da hospitalidade e das influências dos aspectos culturais na maneira de receber de cada povo, e analisa a formação da hospitalidade cearense. Resulta do projeto Turismo da Gente, desenvolvido pela Universidade de Fortaleza, em 2002, com apoio do EMBRATUR, visando a formação da consciência para o turismo sustentável. A abordagem qualitativa nos leva a crer que o valor atribuído ao patrimônio cultural local, o respeito à sua gente e formas de viver, suas tradições e sobretudo a inclusão do povo no processo do desenvolvimento do turismo estão intimamente relacionados com a qualidade da hospitalidade, que a nosso ver vai além da estrutura física, que é um reflexo do processo. Conclui-se que a alteridade como resultado de um processo de trocas interculturais equilibradas constitui-se a essência da hospitalidade. Palavras-chave: Cultura, Hospitalidade, Turismo

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal