• Resumo

    Turismo de Aventura e Educação: Desafios e Conquista de Espaços

    Data de publicação:
    Este artigo discute os resultados de uma atividade lúdica de aprendizagem, desenvolvida na disciplina “Técnicas de Animação Cultural e Turística”, do Curso de Turismo da PUC-Campinas. Com a finalidade de avaliar os objetivos propostos; os comportamentos de entrada e saída dos educandos no processo ensino-aprendizagem e o perfil específico do grupo, foi utilizado um questionário aberto. Os dados obtidos foram analisados, descritivamente, visando identificar aspectos relevantes, capazes de incrementar as discussões. Apontamos a necessidade da existência de uma pedagogia capaz de incorporar aspectos lúdicos, potencializados por meio de uma educação para o lazer, ressaltando que as atividades de aventura, propostas enquanto conteúdo disciplinar deve ter laços estreitos com a Educação. Palavras-chave: Turismo, Educação, Aprendizagem, Aventura e Aventureiros, Lazer.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal