• Resumo

    TURISMO E EDUCAÇÃO: TURISMO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA NO ESTADO DO CEARÁ

    Data de publicação: 10/10/2017
    O estudo defende saídas via a educação para melhor entender o turismo no uso de territórios; uso este que passa, necessariamente, pela gestão. Apresenta sete partes da gestão, dentre estas, ajuíza sobre planejamento turístico, reflete sobre território turístico, busca perceber estratégias de aprendizagem para, desde cedo, o educando compreender o turismo no uso de territórios, tendo em vista o entendimento do pertencimento deste sujeito ao lugar dito turístico. Apresenta pesquisa com abordagem qualitativa, evidenciando material de apoio pedagógico institucional, recursos didáticos, sobre turismo nos anos iniciais do ensino fundamental. De noventa recursos em oito encontrou-se referência a turismo. Há um ensino de turismo muito incipiente, com ausência de discussões sobre a identidade do lugar. Não se percebeu atenção no ensino de turismo com a vida familiar e social, trabalho, lazer ou ciência em algumas escolas do Município de Fortaleza no Estado do Ceará. Constata-se um impasse quando do consentimento do fenômeno do turismo, no planejamento do mesmo e em ações de ordenamento territorial devido ao desinteresse de atores pelo tema turismo. A educação é vista, portanto, como a salvaguarda das propostas de maior sensibilização dos atores do turismo para o entendimento do uso amadurecido do território pelo fenômeno do turismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal