• Resumo

    A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E A DINÂMICA EVOLUTIVA DA HOTELARIA CURITIBANA: ESTUDO EM ‘GUIAS QUATRO RODAS’ DE 1966 A 2014

    Data de publicação: 10/10/2017
    A localização é considerada um dos fatores para instalação de empresas ligadas à atividade turística, visto que exerce influências competitivas, como aspectos de acessibilidade, facilidades, promoção turística da cidade, entre outros fatores interligados à atividade turística. Portanto, propõe-se como problemática de pesquisa a questão, “existem relações entre contextos e eventos históricos vivenciados pela cidade de Curitiba e a dinâmica evolutiva de sua hotelaria entre 1966 e 2014?”. Estabelece-se como objetivo geral: “identificar se existem relações entre contextos e eventos históricos vivenciados pela cidade de Curitiba, com a dinâmica evolutiva de seu setor hoteleiro no período de 1966 a 2014”. Para tanto, esta pesquisa quantitativa de caraterística analítica adotou como método as pesquisas de palavras-chave escolhidas em artigos, teses, livros e documentos on-line para a formulação das seções teóricas de estudo, que embasaram a análise dos dados da hotelaria curitibana obtidos por meio de Castro Ramos (2010) e atualizadas por meio do Guia Quatro Rodas Brasil 2014, cuja análise buscou compreender a dinâmica evolutiva da hotelaria da cidade de Curitiba, com especial atenção a 3 acontecimentos históricos transcorridos na cidade e suas possíveis influências aos hotéis. Ao final, observou-se que os números da hotelaria local apresentaram sinais de influências em face dos acontecimentos históricos, resultando-se na distribuição espacial de hotéis por Curitiba, a chegada de redes hoteleiras a Curitiba, a geração de conhecimento e inovação ante estratégias adotadas por stakeholders em busca de melhores resultados nos contextos estudados, observando-se o fenômeno de Path Plasticity.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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