• Resumo

    HOSPITALIDADE E PRECONCEITO NO TURISMO

    Data de publicação:
    O turismo, atividade marcante do final do século XX e início do século XXI, é um fenômeno aberto a múltiplas abordagens. Este trabalho analisa o turismo sob a ótica de uma característica comum a numerosos grupos humanos de todos os tempos: a hospitalidade. Entretanto, juntamente com o espírito de boa acolhida entre pessoas de línguas e culturas diferentes, se registra a ocorrência de preconceito decorrente de sentimentos de etnocentrismo ou de arrogância cultural. Neste contexto, o turismo se perfila como mediador no conflito, outorgando sustentabilidade social e cultural à relação entre grupos humanos em contato. Palavras-chave: Turismo; Hospitalidade; Preconceito; Cultura.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal