• Resumo

    Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar

    Data de publicação: 09/07/2018
    O objetivo dessa investigação é descrever o projeto “Prazer em Conhecer, Orgulho em Preservar”, desenvolvido na cidade de Parnaíba (Piauí, Brasil), apresentando a educação patrimonial como uma ferramenta importante no processo de preservação e conservação do patrimônio edificado. A pesquisa tem cunho qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, ancorada em pesquisas bibliográficas e documentais. Apresenta como principais resultados que o projeto, por meio das discussões geradas em sala de aula e em conjunto com a visita guiada, contribuiu para uma análise crítica acerca do patrimônio visitado, seu atual estado de conservação, bem como suscitou questionamentos sobre de que maneira cada aluno pode influenciar direta e indiretamente no processo de salvaguarda do seu patrimônio. Por fim, a preservação e a conservação desses testemunhos do passado se revela importante também para a atividade turística, pois não se pode pensar em potencializar o turismo em local que é descrente de si mesmo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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