• Resumo

    GESTÃO ORGANIZACIONAL ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O PLANEJAMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL

    Data de publicação:
    Diante da dificuldade prática de identificar e implementar soluções para os problemas de desenvolvimento local, entre eles, a promoção da atividade turística, procurou-se uma alternativa metodológica para superá-los. Para fundamentar essa proposição, aprofundaram-se quatro elementos teóricos – gestão organizacional, espaço local, arranjo institucional e dimensões de sustentabilidade. A partir da análise de experiências empíricas sob o enfoque desses elementos, consolidou-se um modelo de gestão organizacional estratégica para o desenvolvimento sustentável, resumidamente chamado por SIGOS – versão 1999, cuja maior contribuição consiste em relacionar três tipos importantes de ações: política, técnica e ética.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal