• Resumo

    Emissões de Dióxido de Carbono (CO2) dos visitantes em Unidades de Conservação (UCs) de diferentes categorias no Estado do Piauí (Brasil)

    Data de publicação: 27/09/2018
    Este artigo comparou as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos visitantes de duas Unidades de Conservação (UCs) de diferentes categorias no estado do Piauí, uma de Proteção Integral (Parque Nacional de Sete Cidades) e outra de Uso Sustentável (APA do Delta do Parnaíba) como forma de avaliar os impactos do turismo nas referidas localidades frente à emergente crise climática global. A metodologia alicerçou-se no inventário de emissões de CO2 propostos pelo IPCC (2006) e DEFRA (2012). Os resultados indicaram que as emissões dos visitantes nas UCs derivaram sobretudo do consumo de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, no deslocamento e na visita às UCs, pois os visitantes adotaram o carro de passeio e o ônibus como principais meios de transporte, já as emissões decorrentes da produção de resíduos sólidos foram menos significativas. Tal cenário demonstrou que as emissões descritas podem ser minimizadas com a adoção de medidas gerenciais, tecnológicas e educativas no processo de visitação às UCs, sobretudo como referência para o enfrentamento das mudanças climáticas que afetarão as condições ambientais que motivam os deslocamentos turísticos.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal