• Resumo

    Produção científica no campo da Gastronomia: em busca de uma configuração

    Data de publicação: 27/09/2018
    Esta pesquisa exploratória-descritiva possui natureza documental e se caracteriza como um estudo de estado da arte de documentos originários de programas de pós-graduação stricto sensu de qualquer área do conhecimento em âmbito nacional, relacionados diretamente com a Gastronomia. Como objetivo principal, pretendeu-se investigar a formação do campo de conhecimento da Gastronomia no Brasil a partir da sistematização da sua produção acadêmica em nível de pós-graduação. A amostra dessa pesquisa contou com 223 documentos - teses (13%) e dissertações (87%) datados de 1999 e 2016 –, cujos dados foram tratados pela análise de conteúdo. Com base no tipo de documento, instituição de ensino superior, nome do programa e ano de defesa, foi possível classificar os documentos em 27 áreas do conhecimento, com maior concentração em Turismo e Interdisciplinar, e em 7 grandes áreas do conhecimento, com destaque para Ciências Sociais Aplicadas. Os títulos, resumos, objetivos e palavras-chave foram utilizados para categorizar os documentos em 12 aspectos que foram agrupados em três abordagens: comercial, não comercial e de saúde. Em média, 3 a cada 5 documentos versam sobre temáticas voltadas aos aspectos não comerciais da Gastronomia. Com essa sistematização, elaborou-se um modelo preliminar de abordagens temáticas do campo da Gastronomia, que reforça a natureza multi e interdisciplinar da pesquisa nesse campo emergente em construção.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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