• Resumo

    Agricultura urbana como recurso competitivo em serviços alimentares: uma avaliação por meio da teoria da visão baseada em recursos

    Data de publicação: 21/05/2020
    Este artigo apresenta um estudo acerca da inserção da agricultura urbana (AU) como recurso competitivo para restaurantes. A população mundial tem se tornado cada vez mais urbana e apresenta crescente preocupação com a qualidade dos alimentos que consome. Assim, proprietários e chefs de restaurantes têm buscado adquirir alimentos cultivados localmente ou mesmo cultivá-los em seus estabelecimentos, de forma a garantir um alimento mais fresco e de alto teor nutritivo. Com base neste contexto, objetiva-se avaliar a influência da agricultura urbana na competitividade de um restaurante que utiliza o cultivo urbano de alimentos como um dos elementos de destaque em seus serviços. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso qualitativo e descritivo. O caso investigado é o de um restaurante localizado na região metropolitana de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, que introduziu a prática da AU em suas dependências. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação direta, e foram analisados por categorização das informações e triangulação de dados para posteriormente serem avaliados por meio do modelo VRIO. Os resultados apontam para o desenvolvimento de uma vantagem competitiva por meio da AU quando combinada a elementos conceituais e tecnológicos.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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