• Resumo

    Planejamento urbano, turismo e segregação socioespacial: O caso da Curva do Lacet em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

    Data de publicação: 21/05/2020
    O objetivo do presente trabalho visou compreender o papel do turismo no processo de requalificação urbana da Curva do Lacet, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Historicamente, esse local foi apropriado por populações de baixa renda dos bairros Dom Bosco e Teixeiras como espaço representativo de encontro e de lazer. A partir de 2006, com o início do processo de implantação de um shopping center, um edifício comercial e um hotel de alto padrão, a Curva do Lacet foi alvo de ações de requalificação, com fins estéticos, que acarretaram na supressão de um campo de futebol e um playground tradicionalmente utilizados por moradores locais. Os procedimentos metodológicos envolveram revisão bibliográfica, levantamento documental e entrevistas semiestruturadas com agentes (re)produtores desse recorte espacial. Em geral, os resultados indicam que a Curva do Lacet passou a constituir um imenso vazio urbano, uma área gramada e sem qualquer função social, o que impede que seus frequentadores históricos se (re)apropriem ou (re)estabeleçam aí algum vínculo de pertencimento. Os usos turísticos, embora tenham se intensificado consideravelmente na localidade em virtude da implantação de um shopping center de abrangência regional, acabaram contribuindo para o acirramento do processo de segregação socioespacial então percebido na Curva do Lacet.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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