• Resumo

    Imigrantes ou consumidores de intercâmbio? As agências como possíveis facilitadores da imigração de brasileiros para Austrália

    Data de publicação: 12/07/2022
    O objetivo do artigo é evidenciar o possível papel das agências de intercâmbio de estudantes como facilitadores de imigração. Visando entender o comportamento de consumo e os fatores que motivam os brasileiros a imigrar para Austrália, os pesquisadores realizaram uma survey com 608 consumidores, ligados a 10 grupos do Facebook, representando comunidades de brasileiros na Austrália. Por meio de um modelo de regressão logística, os pesquisadores escolheram a variável dependente do estudo para ser representada pelo imigrante permanente, sendo atribuído o valor 0 (zero) se os inquiridos não pretendessem viver na Austrália permanentemente ou 1 (um), no caso contrário. As variáveis independentes, representantes de fatores presentes no momento de sua chegada ao país, e que podem afetar a decisão de imigrar permanentemente, foram o gênero, a idade na chegada, a intenção futura de empreender, o visto de estudante e o nível educacional. Os resultados apontam para fatores estatisticamente significativos relacionados à imigração para a Austrália, com base nos perfis sociodemográficos dos respondentes. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com um agente de viagens e residentes brasileiros. Como implicações práticas, o artigo evidencia o comportamento de consumo, motivações para imigração e fatores que levam à contratação de agências de intercâmbio estudantil.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal