• Resumo

    Encontros de Serviços de Hospitalidade: o gerenciamento de impressões de funcionários de linha de frente e a satisfação do hóspede em foco

    Data de publicação:
    O objetivo deste artigo foi investigar qual a relação entre a utilização de ferramentas de gerenciamento de impressões por parte dos funcionários de linha de frente de hotéis e a satisfação dos hóspedes. Para melhor compreensão desta relação no encontro de serviços foram adotadas as perspectivas da teoria dos papéis, dos roteiros e a dramatúrgica (BITNER; BOOMS; TETREAULT, 1990; SOLOMON et al., 1985). A metodologia adotada teve caráter exploratório descritivo, com duas fases: qualitativa e quantitativa. Na primeira, foram realizadas entrevistas aplicando uma análise interpretativa do discurso dos entrevistados. Na segunda fase, o trabalho de campo consistiu na coleta de dados junto à uma amostra de 207 indivíduos hospedados em hotéis de 4 e 5 estrelas, por meio de um questionário estruturado. Os resultados obtidos a partir das análises do discurso, como também as multivariadas, indicaram que existe influência de certas estratégias e táticas de gerenciamento de impressões por parte dos funcionários de linha de frente na satisfação dos hóspedes relacionada à prestação de serviços. Palavras-chave: Gerenciamento de impressões - serviços turísticos - satisfação.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal